‘Estamos vigilantes’, diz presidente de comissão sobre averiguação de barragens em Corumbá

Compartilhe

Facebook
Email
Foto: Istoé Gente
A tragédia ambiental na cidade de Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25/01), ocasionada pelo rompimento de barragem da empresa Vale, que dizimou pousadas, edifícios, casas, vegetações e ecossistemas, e ocasinou diversas mortes de pessoas e animais, também preocupou sul-mato-grossenses principalmente residentes em Corumbá – distante 428 km da Capital – onde a empresa também possui barragens.
“Estamos vigilantes”, explicou Régis Santiago de Carvalho, advogado e presidente da Comissão de Direito Minerário e da Mineração (CDMM) da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) . “Pretendemos colaborar com todos os órgãos encarregados da fiscalização das atividades minerárias de modo a impedir que catástrofes como as de Mariana e Brumadinho não venham a ocorrer em nosso Estado”, enfatizou.
Segundo ele, na tarde desta terça-feira (29), foi realizada reunião com membros do IMASUL, Comissão Provisória de Acompanhamento das Vistorias da OAB de Corumbá, Defesa Civil (Estadual e Municipal), Corpo de Bombeiros, CREA, Ministério Público Federal, Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de MS), Fundação do Meio Ambiente de Corumbá e Polícia Militar Ambiental na sede da Mineradora Vale, para averiguar qualquer tipo de risco na região.
Os representantes da Vale afirmaram à CDMM que somente uma das barragens instaladas em Corumbá agrega enquadramento como “de risco”, porém plano de contingência e visitas às minas da empresa estão sendo efetivamente preparados. “Não podemos deixar que nada aconteça à Corumbá nem a nenhuma cidade da região. Essas tragédias são muito lamentáveis e é imensurável a perda para todos em Minas Gerais”, afirmou Régis.
Até o momento, foram contabilizados 84 mortos e 276 desaparecidos, com mais de 190 resgates em Brumadinho. Buscas entraram no sexto dia nesta quarta; 320 bombeiros estão na área atingida. Vale prometeu eliminar barragens iguais às de Mariana e Brumadinho.

Notícias

De olho na conta de energia

De olho na conta de energia *Dr.ª Letícia Marcondes Como a grande maioria de brasileiros, deparamo-nos costumeiramente com inúmeras faturas que chegam em nossas residências sob as …

Áreas de atuação

Cível

Tendo em mente que essa área do direito envolve toda e qualquer relação entre particulares, sejam pessoas físicas ou jurídicas, auxiliamos nossos clientes na elaboração …

Trabalhista

Assessoramos de maneira cuidadosa e planejada o manejo do passivo trabalhista das empresas, orientando-as constantemente sobre medidas preventivas e atuando no controle de situações extraordinárias …

Público

Nosso escritório presta serviços no âmbito consultivo e contencioso, tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos, atuando na propositura de ações constitucionais, prestando consultorias …

Previdenciário

Quando se pensa em direito previdenciário imediatamente vem à mente as aposentadorias e/ou benefícios previdenciários. Entretanto, ao contrário do que se imagina, esse ramo do …

Siga-nos

Fale conosco

Estamos aqui